Tartrazina: conheça mais sobre o corante amarelo

Tartrazina: conheça mais sobre o corante amarelo

No post de hoje vamos falar sobre a tartrazina (corante amarelo), que traz diversos malefícios para a nossa saúde. Podemos citar como exemplo o “escurecimento dos dentes”.

Diversos corantes têm seu uso permitido nos alimentos pela legislação nacional, um deles é a Tartrazina. Este corante amarelo também é usado na indústria farmacêutica e nos cosméticos.

Leis mais permissivas

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor –IDEC, as leis brasileiras são mais permissivas se comparadas com as de outros países como os Estados Unidos, Áustria e Noruega.

Substâncias aqui autorizadas para o uso, são proibidas em outras localidades. Com esses dados, se sentiu a necessidade de um aviso na rotulagem avisando a presença da Tartrazina em alimentos e remédios.

Aviso e rotulagem

O aviso “Este produto contém corante amarelo de tartrazina” deve estar impresso na embalagem com contraste e de forma visível.

A rotulagem se mostrou necessária pois nem todos alimentos com corante amarelo contêm a tartrazina, e também; alimentos das cores verde, vermelho, laranja, azul e roxo podem conter a substância.

Nível Seguro de Consumo

A Anvisa atesta que o nível seguro para o consumo da substância é de 7,5mg/Kg de Peso Corporal. Deve-se atentar para este indicativo, principalmente porque diversos alimentos que contêm a substância têm nas crianças seu público alvo. Uma criança de 30 Kg pode consumir até 225 mg de forma segura segunda a agência.

Reações Raras

Desde a década de 70, existem estudos nos Estados Unidos e na Europa que indicam que a tartrazina pode raramente causar urticária e angioedema (inchaços). As reações não se desenvolvem por mecanismos alérgicos, nem a urticária ou a angioderma vão se manifestar logo após a ingestão, o que dificulta o diagnóstico.

A reação ocorre de forma dose-dependente, quanto maior a quantidade ingerida do corante, maior as chances de surgirem os efeitos.

Diagnóstico

O diagnóstico da intolerância é feito por meio da história clínica e do preenchimento de uma lista com tudo que foi ingerido antes de uma crise.

O tratamento da intolerância é feito com a exclusão total da substância de sua dieta, em alguns casos mais graves; são usados anti-histamínicos.

Vejam alguns alimentos que contêm a Tartrazina

Bebidas: Fanta maracujá, Fanta Uva, Schweppes Citrus e Citrus Light, Aquarius Fresh Uva (Azul brilhante), Del Valle Frut (uva, tangerina, citrus punch, limão), Energéticos BURN, Flying Horse, Bonafont Levíssima (laranja e limão), Chás em saquinho (marcas variadas), alguns sabores de Gatorade, Energil, Sucos Tang e Clight, Marathon e Sucos de uva, especialmente de garrafa (marcas variadas).

Alimentos: Caldos de galinha e caldos de carne (marcas variadas), Sustagen sabor banana Johnson e Cereais matinais coloridos (marcas variadas).

Doces: Geleias de uva (marcas variadas), Bolinho Ana Maria, bolinhos e pudins prontos de baunilha, gelatinas de (tangerina, limão, laranja, abacaxi, uva), Quindim de caixinha, Balas de goma (marcas variadas), balas coloridas, gomas de mascar coloridas e Chocolate granulado mesclado e cascas coloridas.

Outros Nomes

Devemos nos atentar que a Tartrazina pode aparecer com outros nomes:

CI19140

INS 102

Amarelo número 5 / Yellow 5

E102

Agora que você já conhece mais sobre a tartrazina (corante amarelo), continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da saúde bucal e da radiologia odontológica!

No Comments

Postar um comentário