O que é tomografia computadorizada odontológica?

O que é tomografia computadorizada odontológica?

Na odontologia a tomografia computadorizada é bastante usada, principalmente, para identificar e delinear processos patológicos, como tumores benignos e malignos, cistos, além de visualizar dentes retidos, traumas, seios paranasais, componentes ósseos da articulação e leitos para implantes dentários.

Considerado como um método para avaliar imagens das estruturas ósseas, a tomografia computadorizada é um método radiológico que permite obter a reprodução de uma parte do corpo humano, para que então o diagnóstico seja definido com mais precisão e agilidade, sendo possível efetuar uma melhor distinção entre os tecidos devido a maior sensibilidade, dando auxilio na detecção de anomalias que antes só seriam realizadas com procedimentos invasivos.

Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais!

Vantagens da tomografia computadorizada

Considerado como um procedimento não invasivo, a tomografia computadorizada possui um processo rápido, confiável e de alta precisão diagnóstica, pois permite uma visualização imediata e volumétrica de imagens de tecidos duros e moles, fornecendo imagens compatíveis com o tamanho real do objetivo, sem que o paciente precise ser internado ou submetido a algum tipo de risco.

 Tipos de tomografia odontológica

A tomografia computadorizada como processo de diagnóstico possui uma ampla aplicação na odontologia, cooperando com a identificação, avaliação e visualização da parte do corpo a ser tratada. Dessa forma, o exame abrange: Diagnóstico e avaliação de tumores das glândulas salivares e tecidos moles do pescoço, identificação dos processos patológicos, avaliação de traumas faciais, fraturas, trincas na raiz, investigação de canais acessórios, componentes ósseos da articulação temporomandibular, seios paranasais, visualização de dentes inclusos e avaliação da extensão e integridade das corticais ósseas, bem como as estruturas anatômicas como feixes vásculo-nervosos e o planejamento de implantes ósseointegrados. Na implantodontia é um método auxiliar muito importante, pois permite a avaliação exata da estrutura óssea a ser implantada ou reconstruída (por meio de enxertos). Ainda pode ser utilizada para gerar arquivos que podem ser convertidos em protótipos, ou seja, reprodução exata em impressoras 3D para um diagnóstico e planejamento ainda mais precisos.

Na Radiosul Digital você tem acesso a esse e outros métodos de imagem para auxiliar no diagnóstico e planejamento ideal. Entre em contato conosco!

Lembrando que temos atendimento bilíngue e pedagoga no corpo clínico para atendimento infantil!

No Comments

Postar um comentário