5 dúvidas sobre aparelho ortodôntico para crianças

5 dúvidas sobre aparelho ortodôntico para crianças

Acompanhar a dentição na infância é uma tarefa que deve começar desde cedo. Quanto antes o diagnóstico de certas imperfeições, mais simples será a correção (com o uso de aparelho ortodôntico para crianças, por exemplo) e, até mesmo, a prevenção de problemas no futuro.

Isso porque dentes tortos ou desalinhados, além de afetar a autoestima, ainda podem causar cáries, infecções gengivais, dores de cabeça e de ouvido, disfunções de fala, problemas de respiração, de mordida e de mastigação.

Apesar de ser um tratamento de extrema importância, o uso de aparelho ortodôntico para crianças ainda causa muitas dúvidas entre os pais. Continue a leitura e confira!

1- Qual a melhor idade para colocar aparelho?

A partir dos 6 anos já é possível identificar alguns problemas na arcada dentária das crianças. Essa é a primeira fase de troca da dentição e o profissional poderá avaliar vários sinais como: hábitos de chupar o dedo ou chupetas, má postura da língua, estrutura óssea e proporcionalidade dos ossos da face.

2- Quais as indicações para o tratamento ortodôntico infantil?

A principal indicação para o aparelho dentário em crianças é a mordida cruzada, podendo ser posterior (nos dentes de trás, em que a arcada de cima encontra-se menor do que a arcada de baixo) ou anterior (Classe III, em que a arcada de baixo encontra-se encaixada na frente da arcada de cima)

O tratamento ortodôntico minimiza esses problemas, muitas vezes eliminando a necessidade de intervenção cirúrgica no futuro, pois na infância os ossos ainda não estão totalmente formados.

Além disso, também é indicado em casos de mordida aberta (ocasionado pelo uso de chupeta ou dedo), mordida profunda (em que os dentes superiores estão cobrindo os inferiores), além de dentes mal posicionados em geral.

3- Qual o aparelho mais indicado para crianças?

O aparelho ortodôntico mais indicado para crianças entre 6 e 12 anos é o aparelho móvel, aqueles que encaixam na boca e que podem ser retirados a qualquer momento. Ele possibilita alterações ósseas com objetivo ortopédico.

O aparelho móvel é muito divertido, a criança pode escolher as cores e adesivos de personagens para deixar o tratamento mais agradável.

É importante ressaltar que os aparelhos fixos não devem ser usados em dente decíduo (dente de leite).

4- Por que é melhor colocar aparelho na infância?

O tratamento ortodôntico na infância oferece inúmeras vantagens e benefícios, pois os ossos ainda estão em desenvolvimento e o aparelho ajuda a direcioná-los corretamente. Além disso, visitar o ortodontista desde cedo ajuda nos seguintes aspectos:

• Melhora da capacidade respiratória e de mastigação;
• Corrige hábitos prejudiciais de sucção e deglutição.

5- Quais as fases do tratamento?

O tratamento ortodôntico é dividido basicamente em três fases diferentes:

• Fase interceptativa e preventiva: melhor fase para iniciar o tratamento ortodôntico. Avalia a respiração e ajuda a mudar hábitos orais, como chupar o dedo ou chupeta. Além disso, acerta imperfeições dos ossos da face, a posição dos dentes e as musculaturas em desenvolvimento;
• Fase corretiva: inicia-se apenas após o nascimento de todos os dentes permanentes com o uso de aparelhos fixos;
• Fase de contenção: período de acompanhamento para manter a posição dos dentes em ordem.

Gostou do post? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo odontológico!

A Radiosul Digital conta com atendimento bilíngue e possui pedagoga em seu corpo clínico para atendimento infantil!

No Comments

Postar um comentário