04 mar Ortodontia digital: conheça os benefícios para o seu tratamento
Nem todo mundo tem o privilégio de nascer com os dentes devidamente alinhados, não é mesmo? Muitas pessoas precisam recorrer ao aparelho ortodôntico para corrigir a mordida e deixar o sorriso ainda mais bonito. Você já ouviu falar da ortodontia digital?
A tecnologia é uma grande aliada da odontologia, e, por conta disso, os tratamentos ortodônticos ganham cada vez mais recursos para tornar essa experiência o mais cômoda possível para o paciente, e com resultados ainda mais eficientes.
Ficou curioso(a) para saber o que a ortodontia digital tem a oferecer? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!
O que é a ortodontia digital?
Essa técnica faz uso de ferramentas digitais para planejar e elaborar o tratamento ortodôntico. Com ela, todo o processo de documentação para colocar aparelho nos dentes, por exemplo, pode ser feito de forma mais rápida e o ortodontista poderá “imprimir” o seu alinhador invisível no consultório. Isso já é realidade!
Por meio de scanners, câmeras, radiologias panorâmicas, impressoras 3d e softwares é possível digitalizar desde a documentação odontológica até o planejamento da instalação dos bráquetes e das estruturas.
Assim que colocamos o aparelho ficamos ansiosos para saber qual será o resultado final, não é? No método convencional, precisamos esperar longos meses até a conclusão do tratamento. Com a ortodontia digital, por sua vez, você consegue visualizar o seu sorriso antes mesmo de começar os procedimentos.
Como ela é aplicada no tratamento ortodôntico?
Agora que você já sabe o que é essa tecnologia, está na hora de conhecer como ela é aplicada em todas as etapas da correção do sorriso. Acompanhe!
Documentação ortodôntica
Trata-se de uma pasta que contém todas as imagens e radiografias da boca. Além disso, ainda tem um modelo de tamanho real da arcada dentária, que permite que o ortodontista estude o paciente e faça a programação do tratamento.
A ortodontia digital se faz presente tanto na produção e arquivamento das imagens de alta resolução quanto na fabricação do molde com a impressora 3D.
Planejamento do tratamento
Com a documentação digital, o profissional consegue examinar e avaliar o arco dental do paciente com auxílio da reprodução em 3D no computador e no molde. Por ter uma visão mais fiel à realidade, facilita e agiliza o trabalho de planejamento.
Visualização do sorriso
Com o simulador de sorriso, que é um programa de computador, o ortodontista consegue mostrar ao paciente toda a evolução do tratamento e prever como ficará o sorriso após a finalização do processo.
Instalação dos bráquetes
Com o auxílio de softwares especializados, o ortodontista consegue definir o posicionamento ideal da instalação dos bráquetes. Dessa forma, ele tem muito mais precisão nessa etapa — o que influencia diretamente o resultado.
Impressão dos alinhadores
Você conhece os alinhadores invisíveis? Eles são placas transparentes que se encaixam perfeitamente na arcada dentária e trabalham para movimentar os dentes e, dessa maneira, fazer as correções necessárias. Eles são produzidos por uma impressora 3D em laboratórios.
Quais são os benefícios dessa tecnologia?
Você deve estar se perguntando “o que a ortodontia digital pode fazer que a técnica tradicional não faz?”. A resposta é simples: proporcionar mais conforto, rapidez e satisfação em todo o tratamento ortodôntico. Quer saber mais? Então veja!
Rapidez em todos os processos
Com a tecnologia a favor da ortodontia todos os processos são agilizados. Você sabia que a documentação ortodôntica com molde convencional de gesso pode demorar de 10 a 15 dias para ficar pronta? Isso mesmo! Com recursos digitais — como os scanners e as impressoras 3D —, ela é produzida em poucas horas.
O estudo que o ortodontista deve fazer para planejar o tratamento é facilitado com os softwares e com as imagens mais nítidas e fidedignas. Com isso, tanto o profissional quanto o paciente ganham no fim das contas.
Conforto na confecção do molde
Para fabricar um molde do arco dental é necessário usar moldeiras com uma massa própria para esse fim. Elas são colocadas nas arcadas superior e inferior, e podem ser bem desconfortáveis para quem tem sensibilidade nos dentes.
Além disso, pode ser necessário repetir esse processo algumas vezes, já que não depende somente da habilidade de quem está manuseando, mas também da colaboração do paciente — demandando de mais tempo ainda.
No uso do scanner intraoral, o profissional coloca a ponteira dentro da boca do paciente para que sejam captadas as imagens. Esse processo é rápido, totalmente indolor e não causa incômodo algum ao paciente.
Mais segurança e satisfação
Com a excelente qualidade das imagens, o ortodontista tem uma visão mais ampla e mais clara da cavidade bucal e de todas as estruturas — como dentes, raízes, mandíbula e maxilar. Assim, ele consegue maior precisão para tomar as decisões e planejar todo o tratamento ortodôntico.
Com o simulador de sorriso — recurso que já explicamos neste post — o paciente e o profissional conseguem visualizar o resultado antes mesmo de instalar o aparelho ortodôntico. Dessa maneira, eles podem entrar num consenso sobre como gostariam que o sorriso ficasse, dando mais segurança e maiores chances de satisfação a ambos.
A ortodontia digital é mais uma evolução da odontologia em benefício dos pacientes e dos dentistas. Com ela é possível ter mais precisão, rapidez, conforto e satisfação em todas as etapas do tratamento ortodôntico.
Gostou do post de hoje? Continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da saúde bucal e da radiologia odontológica.
Aqui na Radiosul Digital, contamos com instalações, equipamentos e uma equipe de altíssima qualidade, pronta para atendê-lo(a) com rapidez, competência e agilidade. Venha fazer seu exame conosco!
No Comments