Julho Verde: Mês de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Julho Verde: Mês de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

O medo de procurar ajuda médica em meio à pandemia do novo coronavírus pode levar a um diagnóstico tardio de qualquer tipo de câncer e diminuir as chances de cura, por isso é importante não negligenciar os sinais de alerta e buscar um serviço de saúde.

A campanha Julho Verde visa destacar a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce no combate ao câncer de cabeça e pescoço. São considerados tumores dessa região aqueles localizados na boca, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal, seios paranasais, tireoide, pele, ossos e partes moles da região.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a cada ano surgem 43 mil novos casos de cânceres que envolvem as regiões da cabeça e pescoço, resultando em 10 mil mortes por ano.

O câncer de cabeça e pescoço tem alto índice de letalidade, especialmente porque os pacientes já chegam para tratamento em estágios avançados da doença.

É importante ficar atento aos sintomas persistentes, como manchas avermelhadas ou brancas na boca, aftas, lesões nos lábios que não cicatrizam, rouquidão que não melhora, nódulos no pescoço, dificuldade para engolir e mudança na voz.

Se qualquer sinal de alerta persistir por mais de 15 dias é importante procurar uma avaliação médica. Quanto antes o paciente for diagnosticado, maiores são as chances de cura e qualidade de vida após o tratamento.

Além disso, quando se fala em prevenção de câncer de cabeça e pescoço, tabagistas e etilistas devem ter atenção redobrada, pois cigarro e álcool são fatores de risco e aumentam as chances de desenvolver a doença.

Além desses fatores, nos últimos anos observa-se um crescente aumento de casos de câncer relacionado ao vírus HPV em pessoas que não fumam e não bebem.

Previna-se!!!

Fonte: UFBP

No Comments

Postar um comentário