Radiografia oclusal: tudo o que você precisa saber

Radiografia oclusal: tudo o que você precisa saber

Para os cirurgiões dentistas, conhecer sobre os principais exames radiológicos é essencial. A radiografia oclusal é um deles e serve para que os pacientes sejam melhor avaliados, para que os melhores tratamentos sejam realizados em cada situação.

Se você não conhece muito sobre esse exame, não precisa se preocupar! No post de hoje você vai ver as principais informações necessárias sobre o assunto. Acompanhe e fique bem informado!

O que é a radiografia oclusal?

A radiografia oclusal também é chamada de RX oclusal. Trata-se de um exame que é utilizado para captar imagens dentro da boca do paciente.

A ideia desse exame é garantir que o dentista possa fazer uma avaliação completa da dentição do paciente. Por meio da radiografia oclusal é possível verificar a posição das raízes de dentes que foram arrancados, peças extras, presença de dente do siso, entre outras questões.

Com o resultado da radiografia oclusal em mãos, o dentista poderá concluir o que está ocasionando dores no paciente, por exemplo. De tal maneira, o melhor tratamento pode ser indicado

Como a radiografia oclusal é feita?

Para fazer o exame da radiografia oclusal, o dentista precisa posicionar a película radiográfica dentro da boca do paciente, entre os dentes da maxila superior e os da maxila inferior. É como se a pessoa estivesse mordendo o filme.

Com a película bem posicionada, é feito o disparo dos raios-X, de acordo com os ângulos desejados pelo profissional.

Além desse método tradicional, atualmente, o exame também pode ser realizado de forma digital, que é bem mais confortável para o paciente. O dentista também percebe vantagens, como a possibilidade de manipular as imagens, para que elas sejam interpretadas mais facilmente.

Quais são as principais indicações da radiografia oclusal?

O RX oclusal é indicado para diversas situações vistas no consultório odontológico. Entre elas, destacamos:

  • problemas nas raízes de dentes removidos;
  • a presença de dentes supranumerários;
  • a localização de dentes repetidos; e
  • o estudo de anomalias.

 

Além disso, a radiografia oclusal também pode ser realizada para analisar o crescimento das crianças, na odontopediatria. O dentista pode solicitar o exame para acompanhar o desenvolvimento dental dos pequenos, analisando a necessidade ou não do uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo.

Vale lembrar que os pacientes não precisam fazer nenhum preparo especial para realizar o exame. Isso facilita muito para que o diagnóstico seja feito mais rápido. Até mesmo em uma consulta de rotina é possível coletar as imagens e já elaborar os laudos em seguida.

Que vantagens esse exame oferece?

A principal vantagem dos exames oclusais é a possibilidade de diagnosticar rapidamente as queixas do paciente. Uma pessoa que sente dores na mandíbula, por exemplo, pode estar com alguma anomalia que causa o desconforto.

Com a radiografia oclusal, o dentista consegue enxergar dentro das estruturas do paciente e observar o que está gerando dor. Dessa maneira, pode preparar um bom tratamento e solucionar, o mais breve possível, a queixa do paciente.

Com o problema solucionado, o paciente ficará mais satisfeito com o profissional, além de ter mais qualidade de vida.

Não há dúvida de que a radiografia oclusal é um dos principais exames realizados no consultório odontológico.

Agora que você já sabe tudo sobre a radiografia oclusal, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da saúde bucal e da radiologia odontológica!

A Radiosul Digital possui pedagoga em seu corpo clínico para atendimento infantil!

No Comments

Postar um comentário