Diastema: charme ou problema estético?

Diastema: charme ou problema estético?

O sorriso é uma característica única em cada pessoa e ele é um cartão de visitas e tanto. Muitas vezes acaba sendo o que as pessoas mais lembram de você, seja pelos dentes super brancos, seja pelo aparelho ou seja pelo diastema.

Tem gente que ama e tem gente que não é muito fã. Mas, afinal, esse espacinho entre os dentes é um charme ou ele pode acarretar algum tipo de problema para sua saúde bucal? Será que é preciso tratar? O que causa? Nós te contamos tudo aqui, continue a leitura e confira!

O diastema é mais comum em dentes específicos?

O diastema é mais conhecido por aparecer nos dentes superiores da frente, mas não se assuste se você perceber ele em outros dentes, esse espacinho não surge só nos incisivos. Também pode aparecer nos dentes de leite e pode, tanto ser fechado na troca de dentição, quanto aparecer novamente com os dentes permanentes.

Essa fendinha é mesmo mais comum nos dentes da frente superiores e inferiores. E muito raramente pode aparecer entre os caninos, pré-molares e molares.

Saiba o que pode causar o diastema

Esse espacinho pode ser causado por diferentes motivos. O diastema pode aparecer junto ao nascimento dos primeiros dentinhos. É sempre importante manter as visitas periódicas ao dentista para certificar de que está tudo certo com a dentição da criança.

O acúmulo de placa bacteriana também pode causar o diastema. Esse acúmulo nos dentes pode levar à doença periodontal e posteriormente ao diastema. A placa bacteriana também pode causar mobilidade dos dentes e recuo da gengiva. Então, algumas causas podem ser:

  • Acúmulo de placa bacteriana;
  • Retração da gengiva;
  • Chupar chupeta ou o próprio dedo constantemente;
  • Dentes faltando;
  • Doenças gengivais e periodontais;
  • Freio labial alongado.

 

Mas, afinal, diastema é charme ou pode ser um problema?

Mesmo que essa fendinha não seja um incômodo para muitas pessoas, os profissionais veem o diastema como um problema estético, já que para eles isso é uma desarmonia no sorriso.

Contudo, o diastema acaba sendo uma característica própria para muitas pessoas, visto até como um charme ou uma marca registrada. Mas, mesmo assim, vamos lembrar que nem por isso a causa não deve ser investigada. É importante visitar seu dentista para se certificar sobre a origem desse espacinho, ele te incomodando ou não.

Mas, oh, você que ama esse buraquinho e quer manter, é possível. Contanto que o diastema não seja um problema e não esteja prejudicando sua saúde bucal. O importante é sempre visitar o seu dentista para garantir que esteja tudo certinho e que seu sorriso esteja em dia.

Agora que você já sabe mais sobre o diastema, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da saúde bucal e da radiologia odontológica!

A Radiosul Digital possui pedagoga em seu corpo clínico para atendimento infantil!

No Comments

Postar um comentário