janeiro 2022

Gengivoplastia é um procedimento que vem ganhando destaque com o passar dos dias. De maneira geral, a cirurgia é simples e não tem nenhum segredo. Por outro lado, com a popularização do procedimento, novas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre como funciona as etapas pré, durante e pós cirúrgico da gengivoplastia.

Você já ouviu falar em Marpe? Da sigla em inglês para Miniscrew-Assisted Rapid Palatal Expander, que traduzido fica expansor rápido da maxila assistida por mini implantes, a técnica é muito utilizada, atualmente, para conseguir fazer a disjunção da sutura palatina mediana em pacientes adultos jovens.

Os implantes dentários são um método de extrema relevância na odontologia. Atualmente, vários tratamentos ortodônticos tem sido feitos com o uso do mini implante dentário, que fornece um resultado incrível aos pacientes.

No conteúdo de hoje, falaremos sobre os detalhes dessa técnica e dos aspectos que a diferenciam da técnica de implante convencional. Continue a leitura e descubra para que serve o mini implante, em que casos é indicado e quais as vantagens desse sistema, entre outras informações.

Utilizar a tecnologia a seu favor é de suma importância para realizar diagnósticos acurados e tratamentos eficientes.​

​Como alternativa à tradicional radiologia odontológica, a radiografia digital surgiu em 1987, trazendo consigo diversas vantagens, como mais agilidade no processamento do exame, maior precisão nos resultados, mais praticidade para armazenar arquivos — que passaram a ser digitais — e eliminação do uso de filmes radiográficos, resultando em menos custos. Além disso, a radiografia digital proporciona mais segurança ao paciente e ao profissional com a redução de incidência de radiação, já que os sensores digitais são mais sensíveis e demandam uma quantidade menor de raios.​

O uso de produtos piratas na odontologia preocupa desde profissionais da saúde até a Anvisa, e não é para menos: 30% dos implantes dentários no Brasil são feitos com materiais falsificados, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo). Sem falar nas lojas que vendem de forma indevida materiais que vão parar nas mãos até de adolescentes, que criam de forma caseira aparelhos ortodônticos.

A cada ano que passa, as tecnologias, tanto para a gestão odontológica quanto para a própria Odontologia, são melhoradas. Manter-se atento não somente a essas novidades, mas também às tendências que estão chamando mais atenção do público, é de grande ajuda para realizar um melhor atendimento e ainda atrair e fidelizar mais pacientes.