26 ago Entenda como funciona a radiologia odontológica
A radiologia odontológica é uma especialidade que tem o objetivo de explorar a arcada dentária com a finalidade de diagnóstico da saúde bucal, sendo auxiliar na identificação de doenças e na elaboração de tratamentos apropriados para cada situação, sendo um procedimento fundamental do exame clínico.
Considerada uma das ferramentas mais eficientes para os dentistas, a radiologia odontológica permite detectar pontos e problemas não visíveis a olho nu, auxiliando no diagnóstico, plano de tratamento, além da orientação e controle da terapêutica.
As áreas de competência dentro desta especialidade incluem a obtenção, interpretação e emissão de laudo de imagens da estrutura maxilar, que podem ser obtidas por meio da radiografia convencional, radiografia digital, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, além de dar total auxílio e maior compreensão do diagnóstico do paciente.
Tipos de radiologia odontológica
Dentro da radiologia odontológica podem ser encontrados dois tipos de procedimentos: A radiografia intrabucal, que são procedimentos realizados na parte interna da boca do paciente, com técnicas específicas para diferentes diagnósticos. E a radiografia extrabucal, que são os procedimentos realizados na parte externa da boca, também para diferentes diagnósticos.
Bastante precisa, a radiologia odontológica é imprescindível em diversas áreas da odontologia como, por exemplo, na área cirúrgica, na qual é usada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas e arcada dentária, possibilitando, assim, um melhor planejamento.
Na implantodontia, o raio-x permite melhor visualização da área a ser tratada, dando condições do cirurgião-dentista avaliar a condição óssea para a realização dos implantes.
A radiologia odontológica também é fundamental na documentação ortodôntica, que compreende radiografias e exames diversos, sendo útil, inclusive, para a confecção de moldes de gesso, fotos e slides, auxiliando e aperfeiçoando procedimentos fundamentais para o planejamento, execução do tratamento ortodôntico.
Em outras especialidades, como a Prótese Dentária a radiologia odontológica é utilizada para avaliar a adaptação das peças protéticas nos dentes e implantes. Pode-se investigar também a presença/ausência de cáries entre os dentes na Dentística. Ainda, na Odontopediatria serve para avaliar a reabsorção dos dentes decíduos (“de leite”) entre outras.
Como pode-se perceber a radiologia odontológica tem indicação nas diversas especialidades da odontologia atuando como exame complementar de diagnóstico para o cirurgião-dentista. Assim, pode-se realizar os tratamentos de forma mais precisa e conservadora atuando apenas no local planejado.
Gostou do post? Continue nos acompanhando aqui no blog e também em nossas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas e notícias.
Lembrando que temos atendimento bilíngue e pedagoga no corpo clínico para atendimento infantil!
No Comments