27 jul Como perder o medo de dentista?
Você passa mal só de pensar no cheiro de um consultório odontológico? Treme ao lembrar do barulho do motorzinho? O medo de dentista é uma condição mais comum do que se imagina, e ela não acontece apenas com crianças.
No entanto, contornar o receio e encarar a situação é a melhor forma de cuidar da sua saúde bucal e prevenir problemas futuros. Quer algumas dicas para lidar melhor com o receio e a ansiedade? Então confira a seguir!
Entenda os motivos do seu medo de dentista
O primeiro passo para conseguir superar a limitação é tentar racionalizar o medo. Por isso, tente entender o porquê do pânico. Você pode ter passado por um procedimento muito doloroso ou mesmo ter sido atendido no passado por um profissional grosseiro ou pouco qualificado.
Dessa forma, o melhor modo de contornar o medo é pedindo indicações de amigos e parentes e buscando por um profissional de confiança. Depois que você encontrar a pessoa certa e passar a se consultar sempre com ela, o medo se tornará mais controlável.
Não tenha medo de fazer perguntas
Outro cenário que pode causar medo e receio é a falta de informação. Não saber ao certo o que o dentista vai fazer e se o procedimento será ou não doloroso vai aumentar a sua ansiedade.
Assim, esclareça todas as suas dúvidas com o profissional antes de começar e não tenha medo de fazer perguntas, mesmo que elas possam parecer bobas. Outro detalhe importante é contar ao dentista seus medos e receios para que vocês possam buscar, juntos, soluções menos dolorosas e mais tranquilas.
Entenda a importância das consultas
Muitas vezes, pessoas que têm medo de dentista acabam postergando as consultas e empurrando com a barriga até que o problema se torne insuportável. Essa atitude é um erro e só piora a situação, fazendo com que problemas simples se agravem e precisem de tratamentos ainda mais agressivos e dolorosos.
Portanto, a melhor coisa para garantir uma boa saúde bucal é manter uma rotina de consultas preventivas. É importante ter em mente que esse tipo de visita é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo, além de impactar diretamente na estética.
Busque apoio
Ter medo de dentista é uma situação bastante comum, no entanto, você não precisa passar por isso de forma solitária. É importante buscar apoio de amigos e familiares e pedir para que alguém de confiança acompanhe você na visita.
Além disso, ouvir música pode ser uma boa solução para disfarçar o som do motorzinho e diminuir a ansiedade. Caso note que o pânico está voltando, experimente respirar lentamente pelo nariz e soltar pela boca. Esse método de respiração ajuda a baixar a frequência cardíaca e aliviar o estresse.
Encarar o seu medo de dentista e manter uma rotina de visitas no consultório pode ser uma experiência desafiadora, no entanto, ela é de extrema importância para que você garanta uma boa saúde bucal e previna problemas mais graves no futuro. Seguindo nossas dicas, é possível contornar o receio e encarar o problema de forma mais determinada.
Agora que você já sabe como perder o medo de dentista, continue nos acompanhando aqui no blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no universo da saúde bucal e da radiologia odontológica!
A Radiosul Digital possui pedagoga em seu corpo clínico para atendimento infantil!
No Comments